Reflexões sobre o ciclo de vida do conhecimento contábil: uma contribuição à formatação do currículo do curso de ciências contábeis no Brasil
Resumo
Com o fenômeno da globalização de mercados, aliado ao advento de novas tecnologias da informação, cresce a consciência de que os profissionais da área contábil deverão se preparar mais para desempenhar novos papéis. Antes de tudo, precisamos compreender que a nossa missão não é apenas produzir este ou aquele relatório em si mesmo, mas contribuir para que as organizações sejam mais eficazes. Esse é o primeiro passo para que se rompam certos paradigmas que poderão até resultar no fim do ciclo de vida da profissão contábil. Se o contador deseja proporcionar informações que gerem valor para as entidades e para a sociedade em geral, certamente deverá adquirir novas competências, especialmente no que se refere a métodos quantitativos, domínio de novas tecnologias da informação, aprimoramento da linguagem utilizada na evidenciação, produção de informações de caráter social, mensuração de ativos e de passivos ambientais, estratégias de negócios etc. Assim, baseando-se no trabalho intitulado “Core Competency Framework for Entry into the Accounting Profession”, elaborado pelo AICPA em 1999, o presente artigo procura oferecer uma contribuição ao ensino da Contabilidade no Brasil, especialmente no que se refere à definição de conteúdos curriculares. Entendemos que esforços devem ser empreendidos para que os quatro ou cinco anos consumidos na realização do curso de Ciências Contábeis não signifiquem apenas um grande investimento cujo retorno seja a simples obtenção de um “canudo”.
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ISSN: 2177-8426