Nível de educação financeira e perspectiva para a aposentadoria: um estudo com graduandos da área de ciências sociais aplicadas

Cleber Broietti, Karla Cristina Valério Bacon, Kleber Pinto Barbosa, Vitoria do Nascimento Macedo

Resumo


Este estudo teve por objetivo verificar o nível do conhecimento financeiro e a preparação para a aposentadoria dos estudantes da área de Ciências Sociais Aplicadas. Para isto, realizou-se uma pesquisa com 150 universitários, sendo estes dos cursos de Administração, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciências Contábeis, Gestão de Recursos Humanos, Gestão financeira, Secretariado Executivo Trilíngue e Serviço Social, o questionário foi aplicado de maneira online. Os dados foram analisados pelo método quantitativo para constatar a ocorrência de diferenças consideráveis dentre os cursos da área e conforme suas características sociodemográficas. O estudo revelou que o nível de educação financeira dos participantes foi de 6,4 em uma escala de 0 a 10, nesse sentido nota-se que ainda falta aprofundamento sobre conhecimento financeiro, quanto a preparação para a aposentadoria dos estudantes, percebeu-se que os participantes possuem interesse em se aposentar precocemente, porém a contribuição ou investimentos que estão dispostos a realizar ainda é inferior ao esperado. Considerando que a educação financeira na vida do indivíduo é essencial para boas decisões, inclusive para a aposentadoria, os resultados mostraram, que o planejamento e interesse para aposentadoria no estudante de graduação está muito baixo. Nesse sentido, a pesquisa procurou contribuir com os estudantes de graduação em despertar a importância de melhorar os conhecimentos financeiros visando o processo de aposentadoria no futuro.

Texto completo:

50-60

Referências


ANDRADE, J. P.; LUCENA, W. G. L. Educação Financeira: uma análise de grupos acadêmicos. Revista Economia & Gestão, v. 18, n. 49, p. 103-121, 2018.

B3. Educação. Finanças Pessoais, 2022 Disponível em: https://edu.b3.com.br/hub/play/44939815/progresso. Acesso em: 29, dezembro 2022.

BROIETTI, C. et al. Ensino em contabilidade: perfil dos alunos e motivos que os levaram a cursar ciências contábeis. Competência, v. 13, n.1, jul. 2020.

COSTA, M. C.; MIRANDA, C. J. (2013). Educação financeira e taxa de poupança no Brasil. Revista de Gestão, Finanças e Contabilidade, v.3, n.3, p.57-74, 2013.

FACIONI, S.; AFONSO, L. E. A relação entre educação financeira e aposentadoria: as decisões previdenciárias dos indivíduos são consistentes? Congresso USP Controladoria e Contabilidade. São Paulo: FEA-USP, 2020.

FRANÇA, L. Preparação para a aposentadoria: desafios a enfrentar. IN R.P Veras (ED). Terceira idade: alternativas para uma sociedade em transição, 1999.

FREITAS, R. S. et al. Capacidade funcional e fatores associados em idosos: estudo populacional. Acta Paulista de Enfermagem, v. 25, p. 933-939, 2012.

HECKMAN, S. J.; GRABLE, J. E. Testisting the Role of Parental Debt Attitudes, Student Income, Dependency Status and Financial Knowledge have in Shapping Financial Self-Efficacy Among College Students. College Student Journal, v. 45, n. 1, p 51-64. 2011.

INSPER – Instituto de Ensino e Pesquisa. Pesquisa global sobre educação financeira: S&P finlit survey, 2017. Disponível em: https://www.insper.edu.br/pesquisa-e-conhecimento/centro-de-financas/parcerias/educacao-financeira/. Acesso em: 15, janeiro de 2023.

LEITE, S. M. R. Educação financeira e planos de aposentadoria: um estudo comparado sobre as perspectivas de alunos graduandos. Trabalho de Conclusão de Curso, Universidade de Brasília, Brasília, 2016.

LUSARDI, A. The Importance of Financial Literacy. NBER Reporter, Issue 2, p. 13-16. 2009,

LUSARDI, A.; MITCHELL, O. S. Financial Literacy and Retirement Preparedness: Evidence and Implications for Financial Education, Business Economics, v.42, n. 1, p. 35-44, 10p. Jan. 2007.

MELO, J.M.; MOREIRA, C.S. Educação Financeira Pessoal: Um estudo com discentes de Ciências Contábeis. Revista Contabilidade e Controladoria. v.13, n.2, p.151-169, 2021.

MUHLHAUSEN, F.; LUZ, I. P.; MARÇAL, R. R. Educação Financeira: um estudo do perfil do comportamento financeiro de acadêmicos dos cursos de gestão. Revista UNEMAT de Contabilidade, v. 10, n. 19, p. 38-59, 2021.

OCDE (Organização de Cooperação e de Desenvolvimento Econômico). OECD’s Financial Education Project, 2005.

PANOZZO, E. A. L.; MONTEIRO, J. K. Aposentadoria e saúde mental: uma revisão de literatura. Universidade do Vale do Rio dos Sinos, 2013.

PERETTI, L. C. Educação financeira na escola e na família. Impressul. 2007.

REMUND, D. L. Financial literacy explicated: The case for a clearer definition in an increasingly complex economy. Journal of Consumer Affairs, v. 44, n. 2, p. 276-295, 2010.

SANTOS, D. C. Educação financeira e planejamento financeiro para a aposentadoria: um estudo com alunos de pós-graduação. 95 fls, 30cm, 2017.

SAVOIA, J. R. F.; SAITO, A. T.; SANTANA, F. A. Paradigmas da educação financeira no Brasil. 2-5, 2007.

STAWSKI, R. S.; HERSHEY, D. A.; JACOBS-LAWSON, J. M. Objetivo Clareza e Atividades de Planejamento Financeiro como Determinantes das Contribuições de Poupança de Aposentadoria. SAGE Journals, 2007.

VASCONCELLOS, D. G. S. Educação financeira e preparo para a aposentadoria dos jovens universitários do Rio de Janeiro, Curso de Administração, 41f. TCC, PUC, Rio de Janeiro,2017.

WANG, M. et al. Antecedents of bridge employment: A longitudinal investigation. Journal of Applied Psychology, v.4, p.818-830, 2008.

ZIMBARDO, P. G.; BOYD, J. N. Putting time in perspective: A valid, reliable individual – differences metric. Journal of personality and social psychology, v.77, p.1271-1288, 1999.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.