A sustentabilidade e seus efeitos sobre os processos de modernização da escrituração contábil no Brasil

Aline Cristina do Nascimento Paz, Ivan Carlos de Araújo Manoel, Joyce Lourenço de Santana, Sylvia Karla Gomes Barbosa, Leandro de Sousa Floriano

Resumo


O processo de globalização e conscientização das massas sociais estão impulsionando as empresas a adotarem uma postura responsável com o meio ambiente, isto é, adquirir uma atitude que preze pelo desenvolvimento financeiro sem agredir o meio ambiente. Acompanhando a evolução da tecnologia na sociedade, a contabilidade também seguiu este progresso, desenvolvendo métodos, técnicas e adequações digitais que facilitem o processo de gestão de arquivos e capital. A literatura apresenta diversos benefícios relacionados à adoção de recursos digitais no ambiente contábil, destacando a evolução no gerenciamento de arquivos, estabelecimento de parâmetros para a área e o processo de certificação digital, além de refletir o desenvolvimento sustentável, gerando uma identidade de responsabilidade ambiental para a empresa. Assim, objetivo dessa pesquisa é analisar a literatura acerca dos efeitos da sustentabilidade sobre os processos de modernização da escrituração contábil no Brasil. Este trabalho está baseado em uma revisão integrativa da literatura, em que os artigos e livros foram selecionados pelo método da inclusão e exclusão em plataformas de impacto e acurácia científica, foram excluídos os artigos fora da periodicidade ou que não estivessem de acordo com os objetivos deste trabalho. Ao analisar estes arquivos, relacionados ao tema, chegou-se à conclusão de que esse processo de digitalização está em crescente já a um tempo e que essas melhorias têm sito significativas para a sustentabilidade. Vale ressaltar que com esse avanço tecnológico os procedimentos contábeis se tornaram mais seguros, com menor número de erros e mais rápidos em todos os processos.

Texto completo:

1-17

Referências


ANDRADE, Charliene; MEHLECKE, Teresinha. As inovações tecnológicas e a contabilidade digital: Um estudo de caso sobre a aceitação da contabilidade digital no processo de geração de informação contábil em um escritório contábil do Vale do Paranhana/RS. 2020.

ALMEIDA, Josimar Ribeiro de. Gestão ambiental para o desenvolvimento sustentável. Rio de Janeiro: Thex, 2006.

ANZILAGO, Marcielle et al. Evidenciação de custos e despesas ambientais nas empresas do segmento de energia elétrica registradas na BOVESPA e no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE). Revista Metropolitana de Sustentabilidade (ISSN 2318-3233), v. 7, n. 3, p. 5-24, 2017.

Braga, Natália; Colares, Ana. Contabilidade Digital: os desafios do profissional contador na era tecnológica. 2020.

BORGES, Crislaine Fidelis; MARTINS, Vidigal Fernandes; SOARES, Adeilson Barbosa. SISTEMA PÚBLICO DE ESCRITURAÇÃO DIGITAL-SPED: Desafios e Benefícios para os Profissionais Contábeis do Município de Uberlândia. Revista Científica Linkania Master, v. 1, n. 7, 2013.

COELHO, C. U. F.; LINS, L. D. S. Teoria da Contabilidade: abordagem contextual, histórica e gerencial. São Paulo: Atlas, 2010

DE OLIVEIRA, Josemar Ribeiro et al. Percepção dos controllers sobre a utilidade de seus sistemas de informações para a consolidação da inteligencia competitiva das organizações. BrazilianJournalofDevelopment, v. 5, n. 8, 2019.

DE ALBUQUERQUE, José Alfredo et al. Responsabilidade objetiva na geração de passivo ambiental pela irrigação. Irriga, v. 23, n. 2, p. 402-412, 2018.

FEIL, Alexandre André; SCHREIBER, Dusan. Sustentabilidade e desenvolvimento sustentável: desvendando as sobreposições e alcances de seus significados. Cadernos Ebape. BR, v. 15, p. 667-681, 2017.

ELKINGTON, J. Sustentabilidade, canibais com garfo e faca. São Paulo: M.Books do Brasil Editora Ltda, 2012.

FERRARI, E. L. Contabilidade Geral. 13ª ed. Impetus, 2013

GERON, Cecília Moraes Santostaso et al. SPED–Sistema Público de Escrituração Digital: percepção dos contribuintes em relação os impactos de sua adoção. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade (REPeC), v. 5, n. 2, p. 44-67, 2011.

GIL, Antônio de Loureiro; BIANCOLINO, César Augusto; BORGES, Thiago Nascimento. Sistemas de Informações Contábeis: Uma abordagem gerencial. São Paulo: Saraiva, 2010.

HERCULANO, Selene Carvalho. Do desenvolvimento (in) suportável à sociedade feliz. Ecologia, ciência e política. Rio de Janeiro: Revan, 1992.

HURT, Robert L. Sistemas de Informações Contábeis: Conceitos Básicos e Temas Atuais. AMGH Editora, 2014.

LIMA, HYDER MARCELO ARAÚJO; SENNA, AR de. Apostila da disciplina contabilidade social e ambiental. Volta Redonda, 2013. Disponível em:. Acesso em: 27 set. 2022.

MAIA, A.G.; PIRES, P.S. Uma compreensão da sustentabilidade por meio dos níveis de complexidade das decisões organizacionais. Revista de Administração da Mackenzie – RAM, v. 12, n. 3, 2011.

MARICATO, Andréia Fogaça Rodrigues et al. Os impactos das mudanças nos deveres instrumentais com a informatização fiscal: constituição do crédito tributário; prescrição e decadência; e prova tributária. 2014.

MELO, J.; OLIVEIRA, C. Evidenciação de custos e despesas ambientais nas empresas do segmento de adubos e fertilizantes registradas na BM&F Bovespa e no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE). 2015.

NOBRE, Julia Macedo Nogueira et al. A importância da contabilidade ambiental das empresas no contexto atual. 2019.

PAIVA, Paulo R. de. Contabilidade Ambiental: evidenciação dos gastos ambientais com transparência e focada na prevenção. 1. ed. São Paulo: Atlas 2007.

PROCHNOW, Darlan Ariel. ANÁLISE DO PRONAF E SEU APOIO À SUSTENTABILIDADE DA AGRICULTURA FAMILIAR NO RIO GRANDE DO SUL. Revista Livre de Sustentabilidade e Empreendedorismo, v. 7, n. 5, 2022.

REIS, Thiago. Tripé da sustentabilidade: entenda o que é e qual a sua importância. 2021.Disponível em: . Acesso em: 26 set. 2022.

REIS, Tiago. Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD):o que muda para as empresas?. [S. l.], 8 out. 2020. Disponível em: . Acesso em: 20 out. 2022.

RIBEIRO, Maisa de Souza. Contabilidade ambiental. São Paulo: Saraiva, 2010.

SACHS, Ignacy. Desenvolvimento: includente, sustentável e sustentado. Rio de Janeiro: Garamond, 2008.

SALVADOR, Gilmar Antonio. Estudo bibliométrico sobre contabilidade ambiental e gestão ambiental. 2017.

SERASA. Apesar da preocupação em reduzir o uso do papel, 63% das empresas ainda não assinam documentos no ambiente eletrônico, revela Serasa Experian. São Paulo, 17 fev. 2020. Disponível em: https://www.serasaexperian.com.br/sala-de-imprensa/estudos-e-pesquisas/apesar-da-preocupacao-em-reduzir-o-uso-do-papel-63-das-empresas-ainda-nao-assinam-documentos-no-ambiente-eletronico-revela-serasa-experian/. Acesso em: 7 out. 2022

VILCHES, Lorenzo. A Migração Digital. São Paulo: Edições Loyola, 2003.

XAVIER, Leonardo Montes; CARRARO, Wendy Beatriz Witt Haddad; RODRIGUES, Ana Tércia Lopes. Indústria 4.0 e avanços tecnológicos da área contábil: Perfil, percepções e expectativas dos profissionais. Contexto. Porto Alegre, RS. Vol. 20, n. 45 (maio/ago. 2020), p. 34-50, 2020.

ZANINI, Marco. SPED, levando as empresas ao caminho da sustentabilidade. Disponível em: < https://administradores.com.br/artigos/sped-levando-as-empresas-ao-caminho-da-sustentabilidade> . Acesso em: 16 set. 2022.

___________________. Nota Fiscal Eletrônica- NF-e. Disponível em: .Acesso em: 18 set. 2022.

___________________. O SPED completa 10 anos de inovação e simplificação. Disponível em: http://sped.rfb.gov.br/pagina/show/2108. Acesso em: 15 Set. 2022.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.