Value relevance do impairment: análise do impacto do resultado do teste de impairment de petrolíferas no período de 2014 a 2022

Larissa Bernardo Rodrigues, Vitor Fabiano Peres Santos

Resumo


A indústria de óleo e gás natural é uma das mais relevantes no mundo, sendo o petróleo considerado como a fonte de energia mais importante da atualidade. Com isso, é um setor que demanda capital intensivo por parte das empresas petrolíferas para a implementação de seus projetos. Por se tratar de commodity, os investimentos em ativos de óleo e gás são considerados de alto risco, em função da suscetibilidade às oscilações em escala global da precificação dos combustíveis. A norma contábil estabelece que os ativos não podem estar registrados por um valor superior àquele passível de ser recuperado, caso contrário, deverá ser reconhecida uma perda por desvalorização (impairment). O objetivo geral do estudo é avaliar se o resultado do teste de impairment de ativos, com base nas Demonstrações Financeiras de empresas petrolíferas no período de 2014 a 2022, afetou o comportamento do preço de suas ações, examinando tais demonstrações e confrontando a variação dos preços nos períodos em que houve perda ou reversão no valor recuperável de ativos. Conclui-se que apesar de afetarem o lucro líquido das companhias, as perdas por impairment não se apresentaram estatisticamente significativas em relação ao retorno dos ativos.


Texto completo:

18-31

Referências


REFERÊNCIAS

Acevedo, C. R & Nohara, J. J. (2013). Como fazer Monografias. São Paulo: Atlas.

Barros, C. M. E. (2012). A relevância da informação contábil no mercado acionário brasileiro: um a análise empírica de companhias abertas listadas na BM&FBOVESPA antes e após a promulgação da lei 11.638. Dissertação (Pós-graduação em Contabilidade e Finanças). Curitiba: UFPR.

Brown, S; J.& Warner, J.B. (1985). Using Daily Stock Returns: The Case Of Event Studies. Journal of Financial Economics, (4), 3-31.

Camargos, M. A. & Barbosa, F. V. 2003. Estudo de Eventos: Teoria e Operacionalização. Caderno de Pesquisas em Administração, 10 (3).

Campbell, J. Y.; LO, A. W. & Mackinlay, A. C. (1997). The econometrics of financial markets. (2th ed.) New Jersey: Princeton University Press.

Cappellesso, G.; Rocha, L. C. N. & Dantas, J. A. (2018).Value relevance da perda por redução ao valor recuperável do goodwill: evidências das empresas listadas na BM&FBovespa. Contabilidade Vista & Revista, 29 (3), 102-120.

Cerqueira, D. A. C.; Rezende, A. J.; Dalmácio, F. Z. & Silva, J. M. (2012). O impacto do reconhecimento do custo atribuído e da divulgação de impairment de ativos tangíveis e intangíveis (IFRS) sobre os preços e os retornos das ações das companhias brasileiras. Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ, 17, (3), 5-23.

Comitê de Pronunciamentos Contábeis. (2019). Pronunciamento CPC 00 (R2): Estrutura conceitual para relatório financeiro.

Comitê de Pronunciamentos Contábeis. (2010). Pronunciamento CPC 01 (R1): Redução ao Valor Recuperável de Ativos.

International Accounting Standards. (2001). IAS 36 Impairment of Assets.

Fama, E. F. (1970). Efficient Capital Markets: a review of theory and empirical work. The Journal of Finance, 25, 383-417.

Fama, E., Fisher, L., Jensen, M., & Roll, R. (1969). The Adjustment of Stock Prices to New Information. International Economic Review, 10, (1), 1-21.

Kloeckner, G. O. (1995, set.). Estudos de evento: a análise de um método. Encontro Nacional dos Programas de Pós-graduação em Administração, João Pessoa, Paraíba, Brasil, 19.

Marconi, M. A. & Lakatos, E. M. (2021a). Fundamentos de Metodologia Científica. (9. ed.) São Paulo: Atlas.

Marconi, M. A. & Lakatos, E. M. (2021b). Metodologia do Trabalho Científico. (9. ed.) São Paulo: Atlas.

Marques, V. A. (2010). O impacto dos fatos relevantes no mercado de capitais: um estudo dos fatos publicados pelas empresas participantes do novo mercado do segmento Bovespa. Sociedade, Contabilidade e Gestão, 5, (n. Especial), 84-100.

Nunes, J. M. (2022). Pandemia do Covid-19 e Impairment do Goodwill: análise no mercado norte-americano. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília, Brasília.

Ohlson, J. A. (1995). Earnings, book values, and dividends in equity valuation. Contemporary accounting research, 11, (2), 661-687.

Prates, P. O. (2022). Relação entre a variação de preço de mercado da ação e o reconhecimento de perdas por impairment em uma empresa do setor petrolífero. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia.

Santos, O. M., Santos, A. & Silva, P. D. A. (2011). Reconhecimento de perdas para redução ao valor recuperável de ativos: impairment em ativos de exploração e produção de petróleo. Brazilian Business Review, 8, (2), 68-95.

Schumaher, L. F. (2018). Anúncios de impairment e seus impactos no mercado de capitais brasileiro: análise empírica da reação do mercado de capitais brasileiro a eventos corporativos: teste de hipótese de eficiência de mercado através de um estudo de eventos. FGV EAESP - CMAE: (Dissertações de Mestrado em Administração de Empresas).

Silva, D. G., Souza, G. H. D. S., Avelino, B. C, Pinheiro, L. E. T. (2020). Perda por redução ao valor recuperável do Goodwill: value relevance em empresas listadas na B3. Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ, 25, (2), 140- p.157. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/rcmccuerj/article/view/59754

Silva, T. M. F. (2019) Value relevance das perdas por impairment para o mercado de capitais brasileiro. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal da Paraíba.

Takamatsu, R. T., Lamounier, W. M. & Colauto, R. D. (2008). Impactos na divulgação de prejuízos nos retornos de ações de companhias participantes da Bovespa. Revista Universo Contábil, Blumenau, 4, (1), 46-63.

Scholes, M. & Williams, J. (1977). Estimating Betas from Nonsynchronous Data. Journal of Financial Economics, 5, 309-327.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.