Comportamento, decisão de compras e nível de satisfação no setor supermercadista

Giovanna de Paula Ferreira, Edson Arlindo Silva, Odilon José de Oliveira Neto

Resumo


Esta pesquisa teve como finalidade entender o comportamento dos clientes do Ferreira Supermercados, à luz da abordagem teórica de importantes estudiosos das temáticas: satisfação dos consumidores, comportamento dos consumidores, necessidades, desejos de compra, marketing, consumo, sedução e fidelização dos clientes. Nesse sentido, a literatura adotada trouxe reflexões sobre o valor intrínseco dos produtos, conhecimento de mercado, diferencial em relação aos concorrentes, além de outros importantes aspectos associados a necessidade, a satisfação e ao comportamento dos consumidores. Para cumprir com a finalidade do estudo, foi realizado um levantamento, por meio da utilização de questionário estruturado aplicado aos clientes do Ferreira Supermercados. Os resultados mostram a alta frequência com que os clientes retornam ao Ferreira Supermercados (inclusive, mais de uma vez por dia), e os vários momentos nos quais a maioria dos clientes efetuaram suas compras no estabelecimento, o que sugere a existência de fidelização destes com o Ferreira Supermercados. Estes resultados podem inclusive serem comparados com os de outros estudos realizados em supermercados de mesmo porte e origem “familiar”. Além disso, foi possível entender melhor os clientes do Ferreira Supermercados, que apontaram além de fraquezas, a relevância da divulgação, quanto como do hortifruti, destacando suas forças, que são o atendimento e a limpeza, e como esses aspectos influenciam no consumo. Ao fim, o resultados da pesquisa realizada no Ferreira Supermercados permitiram concluir que através do índice de satisfação, é possível afirmar que os clientes estão satisfeitos com empresa Ferreira Supermercados; que existe uma necessidade em conquistar novos clientes e, necessidade de conhecer cada vez mais seus consumidores almejando o retorno contínuo dos mesmos.


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