Gestão de custos de qualidade como estratégia competitiva em uma panificadora do Recôncavo Baiano

Brenda Letícia Silva Rodrigues, Diego Emanoel Sousa Gonçalves

Resumo


A melhoria da qualidade dos produtos deve considerar os custos associados à obtenção da qualidade, visto que o objetivo dos programas de melhoria contínua não reside apenas em atender aos requisitos do cliente, mas também produzir com um menor custo. Nesse cenário, torna-se imperativo discutir aspectos relacionados à identificação dos custos de qualidade, bem como a importância da gestão dos custos de qualidade e o impacto que os mesmos podem exercer nos resultados da empresa. Esta pesquisa tem como objetivo geral identificar os custos da qualidade mensurados em uma panificadora do Recôncavo Baiano. Dessa forma, para obtenção das informações necessárias ao desenvolvimento do estudo de caso, foi aplicada uma entrevista semi-estruturada ao administrador da empresa investigada, com base num roteiro previamente desenvolvido. Como resultados obtidos, ao utilizar a classificação proposta por Feigenbaum (1990), foi possível identificar a existência de uma maior variedade de falhas internas do que falhas externas na organização. De forma complementar, verificou-se também que os custos de avaliação são superiores aos custos de prevenção da empresa. Quanto à evidenciação dos custos de qualidade, durante a entrevista verificou-se que a empresa foi capaz de apresentar os custos de qualidade e suas devidas classificações (custos de prevenção, custo de avaliação, falhas internas e externas) e que os mesmos não são evidenciados separadamente em relatórios específicos. Dessa forma, os resultados da pesquisa alinham-se a literatura, ao constatar que as organizações que apresentam uma melhor gestão dos custos de qualidade, apresentam uma gestão mais eficaz dos custos da produção, reduzindo o desperdício e consequentemente auxiliando na formação do preço do produto. Sugere-se que para próximos estudos, seja utilizado um conjunto de empresas mixadas em relação ao porte (faturamento) e segmento (atividade econômica), além da aplicação de entrevista a uma maior quantidade de representantes de cada empresa.

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