Fatores que influenciam na motivação dos servidores públicos: Prefeitura Municipal de Mombaça - CE

Felipe Neris Torres de Sousa, Carlos Alberto Pereira Leite Filho, Klayndson Teixeira Chagas

Resumo


O presente estudo tem como objetivo principal identificar os fatores que influenciam na motivação e desmotivação dos servidores públicos da Prefeitura Municipal de Mombaça-CE. Pesquisa que permite compreender como os indivíduos motivados podem realizar suas tarefas com qualidade e eficiência, obtendo uma maior produtividade. Esse trabalho é sustentado em teorias clássicas sobre motivação, como as teorias de Maslow (Hierarquia das necessidades), Herzberg (Fatores Motivacionais e Higiênicos) entre outras, além de estudos voltados a motivação no serviço público. A pesquisa é de caráter exploratório-descritiva de natureza, prevalente, quantitativa. Na aplicação dos questionários e interpretação dos dados por meio dele, adotaram-se princípios ao padrão dos - Dois Fatores - Teoria de Herzberg. Dentre os fatores listados no questionário, na apuração dos dados, os que mais contribuem para motivação no trabalhofeito na secretaria da Prefeitura de Mombaça-CE, são estes: “relacionamento com os colegas de trabalho, relevância do trabalho a sociedade, remuneração, gostar do que faz e integração da equipe de trabalho”. Já nas considerações finais desse estudo, foi sugerida a realização de futuras aplicações e aperfeiçoamentos a Prefeitura, tendo em vista, o seguimento de novos estudos na área e a proposta de ser feito uma pesquisa direcionada ao desenvolvimento humano para ser feito diagnósticos sobre possíveis problemas emocionais que os servidores públicos possam ter isso através de um acompanhamento psicológico e coaching.

 

Palavras-chave: Motivação. Desmotivação. Administração Pública.  Eficiência.


Texto completo:

31-50

Referências


BERLE, A. E.(2014). FATORES INFLUENCIADORES NA SATISFAÇÃO E MOTIVAÇÃO DOS SERVIDORES PÚBLICOS: Estudo de Caso no Departamento de Tributação e Fiscalização da Prefeitura Municipal de Tenente Portela/RS. UNIJUÍ– Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Ijui – RS.

BRUNELLI, M. G. M. (2008). MOTIVAÇÃO NO SERVIÇO PÚBLICO. Prefeitura Municipal de Porto Alegre. Faculdade IBGEN – Instituto Brasileiro de Gestão de Negócios. Porto Alegre - RS.

BUENO, M. (2002). AS TEORIAS DE MOTIVAÇÃO HUMANA E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A EMPRESA HUMANIZADA: um tributo a Abraham Maslow. Rev. do Centro de Ensino Superior de Catalão - CESUC, 2002.

CHIAVENATO, I. (2003). Introdução à Teoria Geral da Administração. São Paulo, 6a. ed. - Editora Campus, Rio de Janeiro.

CHIAVENATO, I. (2006). Recursos Humanos: o capital humano nas organizações. São Paulo: Atlas.

EDUARDO, A. (2009). Fatores Motivacionais: UM DIAGNÓSTICO SEGUNDO A TEORIA DE VROOM NA COOPERATIVA DE ECONOMIA E CRÉDITO MÚTUO DOS SERVIDORES PÚBLICO DO VALE DO ITAJAÍ - BLUCREDI/SICOOB. Universidade do Vale do Itajaí.

ESPERÓN, J. M. T. (2016). Pesquisa Quantitativa na Ciência da Enfermagem. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

FARIAS, L.T. B. F. (2015). FATORES MOTIVACIONAIS NO SERVIÇO PÚBLICO: UM ESTUDO DE CASO EM UM CAMPUS DESCENTRALIZADO DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre.

FEIJOO, A.(2010). Introdução. In: A pesquisa e a estatística na psicologia e na educação [online]. Rio de Janeiro: Centro Edelstein de Pesquisas Sociais . AvailablefromSciELO Books .

Governo Transparente. PREFEITURA MUNICIPAL DE MOMBACA – CE.(2018). Disponível em: http://www.governotransparente.com.br/transparencia/folha/1339488

HESKETH, J. L. & COSTA, M. T. P. M (1980). CONSTRUÇÃO DE UM INSTRUMENTO PARA MEDIDA DE SATISFAÇÃO NO TRABALHO. Rev. Adm. Emp. Rio de Janeiro.

KLEIN, F. A., MASCARENHAS, A. O. (2015). Motivação, satisfação profissional e evasão no serviço público: o caso da carreira de especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental. São Paulo.

MARQUES, J. R. Portal IBC.(2016). CONHEÇA MAIS SOBRE AS TEORIAS MOTIVACIONAIS. Disponível em:http://www.ibccoaching.com.br/portal/lideranca-e-motivacao/teorias-da-motivacao/ Acesso em 04 Jul. /2018.

MAXIMIANO, A. C. A. (2009). Teoria geral da administração: da revolução urbana à revolução digital. 6.ed. São Paulo: Atlas.

MICHELSEN, C. H. (2010). A Evasão No Policiamento Ostensivo: ANÁLISE DOS ASPECTOS MOTIVACIONAIS NO ESTUDO DE CASO DO 1º BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR NO RIO GRANDE DO SUL. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

PEIXOTO, J. L., FERKO, G. P. S., & ROSA, J. S. (2013). Fatores motivacionais na administração pública: uma análise sobre a Universidade Federal de Roraima, sob a ótica dos Técnicos Administrativos. Roraima.

PIOVESAN, A. & TEMPORINI, E. R. (1995). Pesquisa exploratória: procedimento metodológico para o estudo de fatores humanos no campo da saúde pública. Rev. Saúde Pública vol.29 no.4 São Paulo.

RIBEIRO, M. C. C. & OLIVEIRA, E. S. O. (2016). Motivação No Setor Público. 8. ed. Centro Universitário São José de Itaperuna,

SANT’ANNA, D. (2012). Análise da (des)motivação dos funcionários públicos da administração indireta.

UFMG. Comitê de Ética em Pesquisa - COEP. (2018). TCLE. Disponível em: . Acesso em: 06 de set. /2018.

VIEIRA, C. B., BOAS, A. A.V., ANDRADE, R.O. B. & OLIVEIRA, E. R. (2011). Motivação na Administração Pública: considerações teóricas sobre a aplicabilidade dos pressupostos das teorias motivacionais na esfera pública. Revista ADMpg Gestão Estratégica, v. 4, n. 1.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.