A busca por identificar a imagem dos contadores: uma meta-análise da produção científica brasileira

Jéssica Karine de Oliveira Gomes, Dione Olesczuk Soutes, Udo Strassburg

Resumo


O presente estudo teve por objetivo realizar uma análise dos estudos existentes sobre a imagem do contador, publicados em bases de pesquisas científicas nacionais. Para alcançar o objetivo geral, estipulou-se os seguintes objetivos específicos: constatar a quantidade de artigos por ano e autores com maior número de publicações; analisar, através da meta-análise qualitativa: as abordagens metodológicas, os objetivos propostos, as conclusões apresentadas e as sugestões para futuras pesquisas.  A pesquisa consiste, quanto à abordagem do problema, como qualitativa, referente aos objetivos, explicativa e, ao que tange aos procedimentos, documental, realizada por meio de análise de conteúdo, em 4 dissertações e 19 artigos selecionados de acordo com a temática do trabalho. Como conclusões do estudo, constatou-se que as dissertações, bem como os artigos desenvolvidos na temática de busca por identificar a imagem dos contadores, possuem um anseio pela apresentação dos atributos que são utilizados por pessoas ligadas à profissão (sendo profissionais da área, estudantes, professores e gestores de organizações); quanto aos objetivos, identificou-se que de maneira geral os autores encontram-se divididos entre abordagens de pesquisa: a primeira investigando como está a atual imagem, e a segunda que parte de pesquisas já realizadas, reafirmando ou discordando os achados. Na meta-análise realizada acerca das teorias de bases utilizadas nas pesquisas da temática investigada, destacou-se a utilização da Teoria das Representações Sociais. Quanto à análise das conclusões, de maneira geral foi possível identificar que as pesquisas apresentam atributos relevantes para a formação da imagem dos contadores e por vezes, tais atributos são considerados como estereótipos da profissão, mas que nem sempre são considerados como negativos.


Texto completo:

25-44

Referências


AZEVEDO, Renato Ferreira Leitão. A percepção pública sobre os contadores: bem ou mal na foto?. 2010. (Dissertação de mestrado). Universidade de São Paulo, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, São Paulo, SP, Brasil. 2010.

AZEVEDO, Renato Ferreira Leitão; CORNACHIONE JÚNIOR, Edgard Bruno; CASA NOVA, Silvia Pereira de Castro. A percepção dos estudantes sobre o curso e o perfil de dos estudantes de contabilidade: uma análise comparativa das percepções e estereotipagem. In: Anais do Congresso USP de Controladoria e Contabilidade, 8. 2008, São Paulo, USP, 2008.

AZEVEDO, Renato Ferreira Leitão; CORNACHIONE JÚNIOR, Edgard Bruno. Ética profissional contábil: uma análise visual da percepção pública. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade – Repec, 6(1), p. 19-37. 2012.

ARAÚJO, Marcelo. Novas tendências da contabilidade aplicada ao setor público: a percepção dos contabilistas ao processo de convergência. 2012. 106 f. (Dissertação de mestrado). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil. 2012.

BEUREN, Ilse Maria et al. Métodos de custeio: uma meta-análise dos artigos publicados no Congresso Brasileiro de Custos no Período de 1994 a 2010. In: Congresso Brasileiro de Custos. 18. 2011, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro, 2011.

BRANCO, Manuel Castelo. Uma abordagem institucionalista da contabilidade. Revista Contabilidade & Finanças-USP, v. 17, n. 42, 2006.

CURTY, Nathan Augusto Pereira; TAVARES, Thais. A imagem dos contadores sobre sua profissão e a Teoria das Representações Sociais: um estudo empírico na cidade de Londrina e região. In: Congresso UFSC de Controladoria e Finanças & Iniciação Científica em Contabilidade. Florianópolis/SC-de. p. 1-15. 2014.

DIAS, Guadalupe Machado; MARTINS, Gilberto de Andrade. Representações sociais e imaginário coletivo na contabilidade. Revista Contemporânea de Contabilidade, v. 2, n. 4, p. 9-31, 2005.

DIMNIK, Tony; FELTON, Sandra. Accountant stereotypes in movies distributed in North America in the twentieth century. Accounting, Organizations and Society, v. 31, n. 2, p. 129-155, 2006.

GALVÃO, Nadielli Maria dos Santos. Percepção dos estudantes do ensino médio acerca do profissional contábil. Revista Evidenciação Contábil & Finanças, 2016.

GRADVOHL, Renata Furtado; PLUTARCO LOPES, Francisca Flávia; COSTA, Francisco José da. O perfil do bom professor de Contabilidade: uma análise a partir da perspectiva de alunos de cursos de graduação. In: 9º Congresso USP de Contabilidade, 2009.

GUERRA, Gilberto Clarício Martinez, et al. A representação social da profissão de contador na perspectiva dos profissionais da contabilidade. Revista de Contabilidade e Organizações, v. 5, n. 12, 2011.

HOECK, Bente. Qualitative evidence in evidence-based (nursing practice). In: International

Congress of Qualitative Inquiry. 2. 2006.

LEAL, Edvalda Araujo et al. Estereótipos na profissão contábil: a opinião de estudantes e do público externo no Triângulo Mineiro. Contabilidade, Gestão e Governança, v. 17, n. 1, p. 134-153, 2014.

LONGO, Isaura Maria; ALMEIDA, Gabriel de, REUTER, Anderson; WEBER, Daniel; RAMOS, Marcelo; MEUREr, Ademir. A imagem do contador pela percepção pública: um estudo sobre o nível de estereotipagem acerca destes profissionais. Caderno Científico Ceciesa - Gestão, 1(1), 22.31.2015.

LUIZON, Camila Colombari; JESUS, Leandro do Nascimento Crispim de; PASSOS, Ivan Carlin; MORI, Juliana Sampaio. O profissional da contabilidade do Município de Araras (SP). Revista Brasileira de Contabilidade, 2016.

MARION, José Carlos. Contabilidade Básica. São Paulo: Atlas, 2006.

MIRANDA, Claudio de Souza; MIRANDA, Raissa Alvares de Matos; ARAÚJO, Adriana Maria Procópio. Percepções dos estudantes do ensino médio sobre o curso de ciências contábeis e as atividades do profissional contador. Revista de Gestão, Finanças e Contabilidade, v. 3, n. 1, p. 17, 2013.

MIRANDA, Gilberto José; LEAL, Edvalda Araújo; MEDEIROS, Cíntia Rodrigues de Oliveira; LEMES, Sirlei. Representações sociais de vestibulandos: (RE) Construindo o Estereótipo dos profissionais da Contabilidade. In: Congresso ANPCONT, 7., 2013, Fortaleza. Anais... Fortaleza, jun. 2013.

MIRANDA, Vinicius L.; FARIA, Juliano A. Caricaturas e estereótipos do contador: como a imagem do profissional de contabilidade vem sendo veiculada em um jornal de grande circulação no Brasil? RACE-Revista de Administração, Contabilidade e Economia, v. 15, n. 3, p. 1087-1116, 2016.

MORÁS, Vania Regina. Percepção dos contadores públicos do Estado de Santa Catarina

em relação às Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público. 2015. 145 f. (Dissertação de Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Regional de Blumenau, Blumenau, 2015.

MOSCOVICI, Serge. Representações sociais: investigações em psicologia social. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 2007.

MOURA, Marcelino Franco; PEREIRA, Nevison Amorim; MIRANDA, Gilberto José; MEDEIROS, Cintia Rodrigues Oliveira. Herói ou Vilão? Mudanças no estereótipo dos contadores na produção cinematográfica. Revista de Auditoria Governança e Contabilidade – RAGC, 2016.

PINTO JUNIOR, Carlos Alberto Ribeiro Oliveira. A imagem do profissional contador das pequenas e médias empresas a partir da percepção dos seus stakeholders. 2015. (Dissertação de Mestrado). Centro Universitário UNA, 2015. Programa de Pós-Graduação em Administração. 2015.

RAFFAELLI, Susana Cipriano Dias; ESPEJO, Márcia Maria dos Santos Bortolocci; PORTULHAK, Henrique. A imagem do profissional contábil: análise da percepção socialmente construída por estudantes de ciências econômicas. Revista Contemporânea de Contabilidade, v. 13, n. 29, p. 157-178, 2016.

REIS, Anderson de Oliveira, et al. Perfil do profissional contábil: habilidades, competências e imagem simbólica. Revista Contemporânea de Contabilidade, v. 12, n. 25, p. 95-116, 2015.

SILVA, Adolfo Henrique Coutinho; SILVA, Érica Gomes Rocha da. Percepção dos Estudantes de Ciências Contábeis do Rio de Janeiro sobre o estereótipo do profissional de Contabilidade no período após a adoção do IFRS. Anais do Congresso Nacional de Administração e Ciências Contábeis, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, 3. 2012.

SPLITTER, Karla; BORBA, José Alonso. Percepção de estudantes e professores universitários sobre a profissão do contador: um estudo baseado na teoria dos Estereótipos. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade (REPeC), 8(2). 2014.

TAVARES, Joyce Dominic Alves; DANTAS, Marke Geisy da Silva. Perfil do Contador no cinema do Século XXI. Revista de Gestão, Finanças e Contabilidade, v. 7, n. 2, p. 218-239, 2017.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.