Exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS e da COFINS: estudo de caso em uma empresa varejista

Cleonice Witt, Franciele Lopata, Janelson Rodrigo Wendt Lorena

Resumo


A alteração da composição da base de cálculo das contribuições para o PIS e para COFINS poderá trazer uma  economia tributária para as empresas, pois o Brasil tem hoje cerca de 63 tributos vigentes, o que faz com que as empresas tenham por objetivo diminuir os custos e despesas, utilizando como seu aliado a elisão fiscal e um eficiente planejamento tributário. O presente artigo teve por objetivo demonstrar a vantagem econômica, auferida por uma empresa, excluindo o valor do ICMS da base de cálculo das contribuições ao PIS e a COFINS, demonstrando assim o montante recolhido indevidamente. O método utilizado foi o estudo de caso, aplicado em uma empresa do comercio varejista tributada com base no Lucro Real localizada no estado de Santa Catarina. Caracteriza-se como uma pesquisa com abordagem quantitativa e de período longitudinal. O instrumento utilizados para coleta de dados foi documental, sendo utilizados os dados constantes nos arquivos txt do Sistema Público de Escrituração Digital Contribuições dos anos de 2013 a 2017, sendo comparado os valores devidos das contribuições considerando a forma atual de cálculo com os valores apurados após a exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS e COFINS. O resultado demonstrou que com a exclusão do ICMS a empresa obteria uma redução de 53,02% no montante devido de PIS e uma redução de 46,95% no montante devido da COFINS. Cabe destacar que em 2017 o STF entendeu e decidiu pela inconstitucionalidade da inclusão do ICMS na base de cálculo do PIS e COFINS, porém os efeitos dessa decisão ainda não foram modulados e está se aguardando a manifestação do STF em embargos de declaração propostos pela Fazenda Nacional.


Texto completo:

63-78

Referências


BARBETTA, Pedro Alberto. Estatística: para cursos de engenharia e informática. 3.ed. São Paulo: Editora Atlas, 2010.

BEUREN, Ilse Maria. Como elaborar trabalhos monográficos em contabilidade. 3.ed. – 8. reimpressão – São Paulo: Editora Atlas, 2013.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988.

BRASIL. Lei Complementar nº 07, de 7 de setembro de 1970. Dispõe sobre a instituição do Programa de Integridade Social, e dá outras providencias. Diário Oficial da União, Brasília, 1970.

BRASIL. Lei Complementar nº 70, de 30 dezembro de 1991. Dispõe sobre a Instituição da contribuição para financiamento da Seguridade Social, eleva a alíquota da contribuição social sobre o lucro das instituições financeiras e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 1991.

BRASIL. Lei Complementar nº 87, de 13 de setembro de 1996. Dispõe sobre o imposto dos Estados e do Distrito Federal sobre operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação, e dá outras providências. (LEI KANDIR). Diário Oficial da União, Brasília, 1996.

BRASIL. Lei nº 10485, de 03 de julho de 2002. Dispõe sobre a incidência das contribuições para os Programas de Integração Social e de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PIS/Pasep) e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins), nas hipóteses que menciona, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 2002.

CARRAZZA, Roque Antônio. ICMS. 6.ed. São Paulo: Malheiros Editores, 2002.

CÊA, Alex Odevar. A vantagem econômica da não incidência do ICMS na base de cálculo do PIS e da COFINS: um estudo numa indústria de calçados tributada pelo lucro presumido. Florianópolis, 2009. Disponível em: . Acesso em: 04 agosto 2018.

GIAMBASTIANI, Amanda Comassetto; RIBEIRO, Leonardo Monteiro; MENEGATT, Mateus; DUTRA, Catherine Chiappin. Análise do impacto no PIS e COFINS na retirada do ICMS da base de cálculo em uma empresa comercial tributada pelo lucro real de Caxias do Sul. Caxias do Sul, 2017. Vol. 6, n.1, ISSN Online: 2318-8006.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5.ed. São Paulo: Editora Atlas, 2010.

HADARA, Kiyoshi. ICMS Doutrina e Prática. 1. Ed. São Paulo: Editora Atlas, 2017.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia do trabalho científico: projetos de pesquisa / pesquisa bibliográfica/ teses de doutorado, dissertações de mestrado, trabalhos de conclusão de curso /. 8.ed. – São Paulo: Editora Atlas, 2017.

LIMA, Maria Iris de Sousa Bezerra; ARAÚJO, Silfarnn Demétrio de. planejamento tributario e sua importancia na gestão de tributos nas empresas. Revista Científica: amazônia, vida e conhecimento. Manaus/AM: LA SALLE. Editor responsavel: Dr. Alvimar D’Agostini. Volume: 2, nº 2, 2017. Periodicidade: Semenstral. ISSN 2525-7978.

MARTINEZ, Antônio Lopo; SONEGHETI, Kassila Spinassé. Contingências Fiscais em Face das Mudanças de Incidência do PIS e da COFINS. Revista Evidenciação contábil & finanças. João Pessoa, Vol.3, n.3, p.6-18, set-dez 2015. ISSN 2318-1001.

OLIVEIRA, Fabio Rodrigues de. PIS/PASEP e COFINS: o desalinhamento entre os conceitos contábil e fiscal de insumo e seu efeito sobre o resultado contábil das empresas brasileiras. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis), Fundação Escola de Comércio Álvaro Penteado – FECAP, São Paulo, 2011.

OLIVEIRA, Luís Martins de. Manual de Contabilidade Tributária: textos e teses com as respostas. 14.ed. São Paulo: Editora Atlas, 2015.

ORAIR, Rodrigo Octávio. Desonerações em alta com rigidez da carga tributária: O que explica o paradoxo do decênio. 2005-2014?. Texto para Discussão, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), 2015.

PACHECO, Wilfredo Enrique Pires. Exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS e da COFINS. RDIET – Revista de Direito Internacional Econômico e Tributário. Vol.8, n.1, p.65-86, Jan-Jun, 2013.

RE 574706. Rel. Min. Carmén Lúcia. Disponível em: < http://portal.stf.jus.br/processos/detalhe.asp?incidente=2585258> Acesso em 20 de agosto de 2018.

REZENDE, Amaury José; PEREIRA, Carlos Alberto; ALENCAR, Roberta Carvalho de. Contabilidade Tributária: entendendo a lógica dos tributos e seus reflexos sobre os resultados das empresas. 1º ed. Editora Atlas, 2010.

RIBEIRO, Alexandre Eduardo Lima; MÁRIO, Poueri do Carmo. Utilização de metodologias de reestruturação societária como ferramenta de planejamento tributário: um estudo de caso. Contabilidade Vista & Revista, v. 19, n. 4, p. 107-128, 2008.

SABBAG, Eduardo de Moraes. Manual de Direito Tributário. 8ªed. São Paulo: Saraiva, 2016. Disponível em: Acesso em: 04 de agosto 2018.

SANTA CATARINA. Decreto Lei 2870/01, de 28 de agosto de 2001. Regulamento do ICMS de Santa Catarina – RICMS/SC. Pagina Oficial da Secretaria do Estado da Fazenda, Florianópolis, 2001.

SHEVLIN, Terry. Research in taxation. Accounting Horizons, v. 13, n. 4, p. 427-441, 1999.

SOARES, Maria Helena Tavares de Pinho Tinoco. Direito ao crédito de PIS e de COFINS relativo ás despesas “de publicidade” na atividade de franquia. 2016, Mestrado em Direito, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP, São Paulo, 2016.

SOUZA, Victor Hugo de; RIBEIRO, Fabiano Martins; CARMO, Carlos Roberto Souza; MARTINS, Vidigal Fernandes. Planejamento tributário: Um estudo de caso brasileiro sobre (In)constitucionalidade na cobrança de impostos e contribuições. ReAC-Revista de Administração e contabilidade. Faculdade Anísio Teixeira (FAT), Feira de Santana-BA, v.4, n.2, p.27-36, mai-ago, 2012.

TEIXEIRA, Elizandra Rodrigues; MACHADO, Luís Antônio Licks Missel. O impacto financeiro da exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS e da COFINS: Estudo de caso em empresa do setor calçadista. FACCAT - Revista Eletrônica de Ciências Contábeis. Vol.7, n.1, 2018.

WITT, Cleonice. A Inclusão do ICMS na base de Cálculo do PIS e da COFINS – Aspectos Da Constitucionalidade. Mafra: UnC, 2010. 122f. Monografia (Bacharelado em Direito) – Curso de Direito da Universidade do Contestado, Mafra, 2010.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.