Gestão de pessoas na administração pública

James Carlo Theodorovicz, Letícia Calsavara de Oliveira, Abel Dionizio Azeredo

Resumo


A política econômica nacional passou por constantes transformações, um importante marco foi a Reforma Gerencial que ocorreu no governo Fernando Henrique Cardoso (FHC), atingindo a área de Gestão de Pessoas e evoluiu através dos tempos. O meio empresarial exige enfrentar crescentes desafios em um mundo globalizado, sendo compelido a desenvolver a Gestão de Pessoas pautada na gestão estratégica de recursos humanos. Esse artigo procura demonstrar a evolução da Gestão de Pessoas na Administração Pública nacional e o papel da Gestão de Pessoas no contexto, visando beneficiar as empresas público-privadas. Conclui-se que na atualidade as organizações público-privadas exercem grande interesse no que se refere ao capital humano, pois perceberam a importância que as pessoas exercem no negócio para atingir os objetivos e metas traçadas. Palavras-chave: Administração pública; Gestão de pessoas; Capacitação.


Texto completo:

86-95

Referências


BARONI, M.; OLIVEIRA, J. M. Desenvolvimento profissional e mobilização de competências no setor público. Guatemala: [s.n.], 2006.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasilia: [s.n.], 1988.

BRASIL. Lei 8.112/1990. Brasilia: [s.n.], 1990.

BRASIL. Decreto nº 5.707, de 23 de fevereiro de 2006. Brasilia: [s.n.], 2006.

BRESSER-PEREIRA, L. C. Uma nova gestão para um novo estado: liberal, social e republicano. www.bresserpereira.org.br, 2003. Disponivel em: . Acesso em: 12 Fev 2019.

CHIAVENATO, I. Recursos Humanos. 9. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1999.

CHIAVENATO, I. Gestão de pessoas. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.

CRUZ, R. I. Uma contribuição à definição de um modelo conceitual para a gestão econômica. São Paulo: [s.n.], 1991.

FERREIRA, V. C. P. Gestão de pessoas na sociedade do conhecimento. [S.l.]: FGV, 2016.

FRANÇA, A. C. L. Prática de recursos humanos-PRH: conceitos, ferramentas e procedimentos. São Paulo: Atlas, 2007.

GUERREIRO, A. S. V. Automação de escritório. São Paulo: Atlas, 1989.

LIMA, I. F. D.; CARNEIRO, Â. P. L. Gestão de Pessoas na Administração Pública: pessoas competentes, melhores resultados. Rhportal, 2015. Disponivel em: . Acesso em: 26 Fev 2019.

LOURENÇO, N. V. Administração Pública: modelos, conceitos, reformas e avanços para uma nova gestão. Curitiba: InterSaberes, 2016.

NASCIMENTO, A. C. D. Técnicas de processo seletivo na área de secretariado executivo – um estudo de caso com ex-alunos da UFV. Viçosa: [s.n.], 2010.

PADOVEZE, C. L. Contabilidade Gerencial em Enfoque de Sistemas de Informações Contábeis. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2000.

SANTOS, C. S. D. Introdução à gestão pública. São Paulo: Saraiva, 2006.

TEIXEIRA, J. M. B.; RIBEIRO, M. T. F. Gestão de pessoas na administração pública: teorias e conceitos. Curitiba: Intersaberes, 2017.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.