Estresse ocupacional nos escritórios de contabilidade: uma análise no município de Feira de Santana - BA

Fernanda Santos Ferreira, Thayse Santos da Cruz

Resumo


Este estudo teve como objetivo descrever e analisar as causas potenciais de estresse ocupacional existentes no trabalho dos contadores que atuam em escritórios de contabilidade na região de Feira de Santana – BA. Foram distribuídos questionários para 63 profissionais de contabilidade. Sendo que 54% foram do sexo masculino e 46% do sexo feminino. Os dados foram coletados entre março e abril de 2017 e depois analisados. As principais causas que elevam os níveis de estresse ocupacional dos profissionais selecionados são os trabalhos rotineiros, burocráticos e monótonos com 50% classificados como fator de alto grau de impacto, o excesso de mudanças (nas rotinas de trabalho, na legislação, nas normas, etc.) 59% consideram este fator de grau médio e 29% alto, a insatisfação relacionada a remuneração com 33% e quando as relações humanas encontram-se inadequadas, com 44% como fator médio causador do estresse ocupacional. A análise permitiu verificar que as estratégias tomadas para combater ou administrar o nível do estresse dos respondentes contabilistas que com 14% foram desenvolver atividades físicas, 18% enfrentar os problemas no momento em que ocorrem, também adotam estratégias que se relacionam com a qualidade de vida como:  separar um tempo para repouso e tirar férias ou folgas regularmente e uma pequena parte dos contadores participantes em torno de 4% buscam ajuda profissional (psicólogo) e também estão tomando cuidados com a alimentação adequada que com certeza ajudam a manter a qualidade de vida. Este estudo contribui para ampliar as discussões acadêmicas sobre os fatores de pressão no trabalho dos contadores.


Texto completo:

2-11

Referências


ASSUNÇÃO, Giovanna Araujo de Oliveira. Qualidade de vida e satisfação no trabalho dos funcionários da contabilidade de um banco. 2010. 37 f. Monografia (Bacharelado em Administração) —Universidade de Brasília, Brasília, 2012.

CORRÊA, Jonathan Saidelles et al. Fatores que influenciam na qualidade de vida no trabalho: um estudo de caso na Di Marzari Panetteria. Revista Acadêmica São Marcos, v. 5, n. 2, p. 221-243, 2016.

COSTA, Talita Justino dos Santos et al. Qualidade de vida no trabalho: análise de uma organização do ramo contábil de Florianópolis/SC. Repositório Institucional UFSC, 2016.

DE MENDONÇA NUNES, Maria Heloísa. Qualidade De Vida No Trabalho: Um Estudo Com Contadores Por Meio Da Aplicação Do Modelo De Hackman E Oldham. Projetos, dissertações e teses do Programa de Doutorado e Mestrado em Administração, v. 7, n. 1, 2016.

NASCIMENTO, Fábio Gonçalves et al. A Importância Da Qualidade De Vida No Trabalho E Sua Influência Nas Relações Humanas. Anuário de Produções Acadêmico-Científicas dos Discentes da Faculdade Araguaia, 2: 61-77.

PAIVA, Simone Bastos. Um estudo sobre a qualidade de vida no trabalho do profissional contábil da cidade de João Pessoa-PB. Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ, v. 11, n. 2, 2007.

PERES, Ramon Silva et al. Fatores De Pressão No Trabalho De Contadores Que Atuam Em Escritórios De Contabilidade Na Cidade De Belo Horizonte-Mg. Revista UNEMAT de Contabilidade, v. 5, n. 9, 2016.

PIZZOLATO, Bruna Pinarello; MOURA, G. L.; SILVA, Andressa Hennig. Qualidade de Vida no Trabalho: uma discussão sobre os modelos Teóricos. Contribuciones a la Economía, 2014.

ROMANZINI, Carlos Daniel. Qualidade de vida no trabalho em duas empresas prestadoras de serviços de acesso à internet na região de Caxias do Sul. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2002.

SANTOS, Michele Goulart; SIEGEL, R. Qualidade de Vida no Trabalho. O Papel do Capital Humano nas Organizações Atuais. Universidade Candido Mendes, v. 22, 2003.

SOUZA, Giovanni Carluccio de. Fontes de bem-estar no trabalho e estratégias de mediação no contexto do serviço público: desafios e perspectivas para a qualidade de vida no trabalho. 2010. 74 f. Monografia (Especialização em Gestão Universitária) -Universidade de Brasília, Brasília, 2010.

TAVARES, ELMA DIAS et al. Projeto de qualidade de vida: combate ao estresse do professor. Universidade Estadual De Campinas. Ed. Campinas, 2007.

ZANARDI, Gean Carlos et al. O estresse ocupacional e sua influência na saúde e qualidade de vida dos contabilistas de Florianópolis. Repositório Institucional UFSC, 2012.

ZAVATTARO, Hely Aparecida; BENZONI, Paulo Eduardo. A relação do homem com o trabalho e as organizações. São Paulo, UNIP, 2013.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.