Abordagem curricular por competências: um olhar dos coordenadores dos cursos de graduação em ciências contábeis da Bahia

Antônio Carlos Ribeiro da Silva, Isac Pimentel Guimarães, Vilma Geni Slomski, Sônia Maria da Silva Gomes

Resumo


Em função das mudanças ocorridas com o surgimento de novas diretrizes curriculares para os cursos de Ciências Contábeis se faz necessário modificar as atuais práticas curriculares dos cursos, saindo de um currículo onde predomina o modelo transmissivo do ensino, para desenvolver um currículo em um modelo por construção do conhecimento. Assim sendo, é imprescindível que as atuais práticas sejam alteradas. Dessa forma, o objetivo deste estudo é analisar e compreender as representações que os coordenadores dos cursos de ciências contábeis das IES baianas compreendem sobre as novas diretrizes dos cursos emanadas pelo Ministério da Educação para uma abordagem por competências e identificar o efeito que os aspectos legais estavam causando no processo ensino-aprendizagem. Para atingir tal objetivo desenvolve-se uma pesquisa descritiva, usando como técnica de coleta de dados a entrevista estrutura. Foram entrevistados 13 coordenadores de curso de Ciências Contábeis no Estado da Bahia. A pesquisa revelou que os cursos de Ciências Contábeis nas IES pesquisadas, ainda continuam com um currículo por objetivo, não desenvolvendo desta forma um currículo por competências como orientam as diretrizes curriculares. Entretanto, as entrevistas realizadas com os coordenadores sinalizam a possibilidade de inovação das práticas pedagógicas através de ações interdisciplinares, capazes de contribuir para mudanças de paradigma educacional, através de novos caminhos educativos, criando e recriando alternativas de aprendizagens.


Palavras-chave


Contabilidade, Competências, Ensino, Currículo

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