A atuação profissional e a situação socioeconômica dos mestres formados pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis Mestrado em Contabilidade da UFBA

Neylane dos Santos Oliveira

Resumo


Uma vez que as decisões das empresas influenciam de maneira significativa o destino da sociedade à que está ligada direta ou indiretamente, entende-se que é de suma importância que se tenha uma preocupação com o destino dos Profissionais Contábeis Este estudo tem como objeto verificar a atuação profissional e a situação socioeconômica dos egressos do Mestrado em Contabilidade da UFBA. Desenvolveu-se uma pesquisa descritiva, cuja amostra foi composta por 10 dos 23 egressos do programa até 2012. A Teoria do Capital Humano fundamentou a discussão desenvolvida neste estudo, pois a mesma prediz que o valor do capital humano, isto é, seu rendimento, sua produtividade está diretamente relacionado com os conhecimentos e habilidades desenvolvidos. Assim, diante do objetivo dessa pesquisa e embasado na teoria do capital humano espera-se que os egressos do curso de mestrado em Contabilidade da UFBA, tenham melhorado sua situação profissional e socioeconômica após a conclusão do curso, assim como tenham desenvolvido habilidades e competências voltadas para o exercício da docência e da investigação científica. Os resultados apontaram que 80% dos egressos exercem a função profissional de professor de graduação após o curso. Antes do curso, esse percentual de professores era de apenas 20%, considere-se ainda o fato de que 90% dos pesquisados afirmaram que entraram no mestrado com essa finalidade principal. Sob a perspectiva da teoria do capital humano percebeu-se que houve uma evolução de 250% dos egressos que recebiam acima de 10 salários mínimos quando comparando-se esse aspecto antes e após o curso de mestrado, corroborando assim com os pressupostos da referida teoria. Quanto às atividades acadêmicas, 60% dos egressos atualmente participam de algum projeto de pesquisa. Observou-se de forma geral que o curso de mestrado em contabilidade da UFBA teve uma influência positiva na vida profissional e acadêmica dos egressos pesquisados, o que corrobora com os resultados encontrados por Martins e Monte (2009) e pode ser explicado pela teoria do capital humano. Os resultados contribuem para consolidação do Programa de Pós Graduação Mestrado em Contabilidade da UFBA, na medida em que, atesta que o mesmo vem contribuindo na formação de docentes mais qualificados para área contábil, e consequentemente na educação superior do Estado. Recomenda-se que estudos futuros investiguem na percepção dos egressos quais os pontos fracos do Programa, como forma de estar promovendo melhorias contínuas que venham a gerar resultados cada vez melhores na educação baiana. Sugere-se também que pesquisas futuras verifiquem meios de instituir um sistema formal de acompanhamento dos egressos e também dos doentes, como forma de prezar pela qualidade da educação no Brasil.


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