A utilização do orçamento empresarial como ferramenta de planejamento e controle nas micro e pequenas empresas de Ibiporã - PR

Lucas Moreira Azevedo, Juliano Francisco Baldissera

Resumo


O presente estudo mensura como esta sendo utilizado o orçamento empresarial como uma ferramenta de planejamento e controle nas micro e pequenas empresas de Ibiporã-PR. Trata-se de uma pesquisa com o cunho qualitativo, e, quanto aos procedimentos, possui uma característica de levantamento com a aplicação de uma entrevista semi estruturada, a mesma foi separada entre perfil e orçamento. Na questão do perfil contem 5 perguntas, com o intuito de diferenciar as empresas entre porte e ramo de atuação, e, diferenciar também os entrevistados,  por seus cargos e ou funções exercidas. Na questão do orçamento, esta composta por 13 perguntas, para o melhor entendimento sobre a visão das micro e pequenas empresas sobre a utilização do orçamento empresarial para fins de planejamento e controle. Houve um contato presencial em 15 empresas, mas destas, somente 8 se colocaram a disposição para a realização do presente trabalho.  Os resultados indicam que os gestores atribuem muita relevância na questão da utilidade do orçamento empresarial, tendo um alto nível de utilização nas empresas e realizando os processos para fins de planejamento e controle de suas respectivas atividades, mesmo fragmentando as etapas do orçamento para melhor se adaptar as suas necessidades. Com esses dados todos em mão, as formulações de metas se tornam mais fácil, as empresas que declaram o uso do orçamento também declararam a formulação de metas, essas podendo ser mensal, como afirmaram a maioria das empresas, mas também algumas empresas declaram a meta semanal de acordo com cada produto e seu respectivo giro.


Texto completo:

55-72

Referências


ALMEIDA, L. B.; MACHADO, E. A.; RAIFUR, L.; NOGUEIRA, D. R. A Utilização do Orçamento como Ferramenta de Apoio à Formulação de Estratégia, de Controle e de Interatividade: Um Estudo Exploratório nas Cooperativas Agropecuárias da Região Sul do Brasil. Belo Horizonte, v 20, n. 3, P. 65-59, jul/set 2009.

ANTONY, R. N.; GOVINDARAJAN, V. Sistemas de Controle Gerencial. São Paulo: Atlas. 2001.

CAMPOS, C. J. G. Metodo de Análise de Conteúdo: ferramenta para a analise de dados qualiitativos no campo da saúde. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 57, n. 5, p. 611-614, 2004.

CASTANHEIRA, D. R. F.; SAUAIA, A. C. A. A Prática do Orçamento Empresarial: uma Ferramenta de Apoio à Decisão. 1º Encontro de Administração da Informação. , Florianopolis. 2007.

DAL MAGRO, C. B.; LAVARDA, C. E. F. Evidências sobre a Caracterização e Utilidade do Orçamento Empresarial nas Industrias de Santa Catarina. São Paulo, v. 8, n. 1, p. 39-62, jan/abr 2015.

GIL, A. C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002. 175p.

FERREIRA, F. B.; DIEHL, C. A. Orçamento Empresarial e suas Relações com o Planejamento Estratégico. Pensar Contabil, v. 14, n. 54, p. 48-57, 2012.

HADDAD, R. C.; MOTA, F. G. L. Contabilidade Pública. 1. Ed. Florianópolis: Capes, 2010.

JIAMBALVO, J. Contabilidade Gerencial. 1. Ed. Rio de Janeiro: LTC, 2002.

JUNIOR, J. C. M; SALES, T. P. Gestão em Micro Empresas. Resende, 2013.

LAVARDA, C. E. F.; PEREIRA, A. M. Planejamento e Controle Orçamentário Empresarial como Ferramenta de Apoio a Tomada de Decisão. Assossiação Brasileira de Custos, v. 6, n. 1, p. 39-56, 2011.

LEITE, R. M. CHEROBIM, A. P. M. Z.; SILVA, H. F. N.; BUFREM, L. S. Orçamento Empresarial: Levantamento da Produção Científica no Período de 1995 a 2006. Curitiba, 2007.

SOTHE, A.; KAMPHORST, C. Orçamento Empresarial como Ferramenta de Gestão nas Micro e Pequenas Empresas do Município de Mondaí – SC. Revista Catarinense da Ciência Contabil, v. 8, n. 24, p. 9-22, 2009.

ZAMBONI, L. B. O Orçamento como Instrumento de Planejamento e Controle nas Organizações Brasileiras. 26 F. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia) – Curso de Ciências Contabeis, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.

ZDANOWICZ, J. E. Orçamento operacional: uma abordagem prática. 2. ed. Porto Alegre: Sagra, 1984.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.